INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Inteligência Artificial tem um papel muito importante na gestão das empresas. Ela pode ajudar na tomada de decisões, análise de dados, análise de tendências, previsão de resultados, personalização de serviços e otimização de processos. Além disso, ela permite que os gerentes e os analistas possam identificar padrões em suas estratégias de negócios, além de fornecer informações e insights precisos. Com a ajuda de algoritmos inteligentes os gestores podem tomar melhores decisões para a empresa e isso pode levar à melhora da produtividade, da rentabilidade, da lucratividade e da satisfação dos clientes.
- Análise do problema: primeiro é preciso identificar o problema ou oportunidade para qual será desenvolvida a solução. É importante entender a natureza do problema e suas limitações.
- Collecting data: coletar os dados relevantes para o problema definido. Estes dados podem ser históricos, reunidos manualmente, capturados com os sensores, entre outros.
- Pré-processamento: Com os dados coletados é necessário fornece-los ao modelo de IA, para isso é preciso preparar os dados. É o momento ideal para aplicar técnicas de limpeza, normalização, remoção de ruído, etc.
- Modelagem de aprendizado de máquina: definir uma arquitetura própria e selecionar o algoritmo de aprendizado de máquina mais adequado para solucionar o problema.
- Treinamento: é preciso treinar o modelo criado para que seu desempenho seja o melhor possível. Nesta etapa é necessário testar diferentes hiperparâmetros para obter os melhores resultados.
- Testes: é essencial testar a solução para que se possa verificar o desempenho e corrigir possíveis erros. Pode ser necessário realizar algumas iterações para ajustar os parâmetros dos algoritmos de aprendizado de máquina.
- Implantação: é o momento de executar a solução desenvolvida e usá-la em ambiente de produção. Pode ser usada como um serviço, API ou mesmo como um aplicativo.
No Comments